quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Você pode achar que sou um sonhador


Nenhuma descrição de foto disponível.
Há tempos atrás, tempos mais puros e mais ingênuos,
escrevi o texto abaixo, inspirado numa música de John Lennon.
Mas, confesso que o tempo fez com que eu me decepciona-se um pouco,
vendo que as coisas que sempre sonhei não passavam (num primeiro momento) de um sonho...
Porém, para minha surpresa e alegria me vejo novamente empolgado,
e percebo quantas pessoas de bem compartilham ainda deste sonho...
E como diz Roberto Shinyashiki:
"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado".
----------
"Você pode achar que sou um sonhador, mas eu não sou o único...".
Essa frase, assim como toda a letra da música, me acompanha desde que a descobri, no início dos anos 70, e está cada vez mais viva, cada vez mais presente, cada vez mais fazendo parte de mim.
Ela me levou a analisar, a pensar e a repensar em diversos fatores que me perturbavam.
Sobre ela eu me questionava e ao mesmo tempo me consolava.
E cheguei a conclusão:
É possível, eu sei que é....
Espero que vocês concordem comigo...
Talvez possa parecer difícil, até impossível, imaginar um mundo onde tudo aconteça de uma forma harmoniosa, porém, não é difícil tentar.
Pode parecer difícil imaginar um mundo sem fronteiras,
mas podemos derrubar as barreiras, as nossas próprias barreiras,
as barreiras que existem entre as pessoas.
Podemos derrubar a barreira do egoísmo,
do revanchismo,
do orgulho,
do querer ser mais,
do se achar superior,
do julgar e, principalmente,
do prejulgar.
Podemos derrubar pequenas barreiras como o mau humor, a impaciência, a intolerância e o pessimismo.
Acho que não é difícil tentar um sorriso.
Uma palavra de otimismo.
Um bom dia no elevador.
Um carinho no menos favorecido.
Um abraço no amigo e no irmão.
Nem sempre lembramos disso.
Imaginar um mundo sem crenças e religiões é praticamente impossível.
Porém, respeitar as diferenças,
respeitar as mais variadas opiniões e opções,
respeitar as diversidade de raças e crenças.
Respeitar a nossa própria verdade e, principalmente a verdade do outro.
Isso nós podemos imaginar...
E tentar.
Não acredito em céu ou inferno da maneira que nos é colocado.
Acredito no merecimento,
acredito no dar e receber,
no plantar e colher,
no respeitar e ser respeitado,
no amar e ser amado...
Acredito no céu que podemos construir.
Isso também podemos tentar.
Achamos terríveis as guerras pelo mundo,
e raramente lembramos das guerras que travamos diariamente conosco mesmo.
Não vamos nem falar das guerras que travamos com os outros que nos cercam.
Vamos tentar lembrar quantos sonhos já mutilamos,
quando explodimos as minas da nossa ansiedade e impaciência e,
quando não acreditamos na nossa capacidade.
Quantas úlceras e ferimentos adquirimos pelo corpo,
quando nos deixamos contaminar pela radioatividade de nossas mágoas,
ódios e ressentimentos.
Quantas marcas pelo nosso rosto, quando nós deixamos de acreditar que podíamos,
e por não acreditar não tentamos,
e por não tentar nos arrependemos,
e por nos arrepender nos auto flagelamos com uma ruga no nosso rosto ou pior,
com uma ferida no coração.
Podemos viver em paz sim, pelo menos conosco.
Não podemos exigir paz no mundo, sem antes aprendermos a nos perdoar,
a não guerrear conosco mesmo.
Enquanto não aprendermos a derrubar as nossas fronteiras,
lidar com as nossas crenças e as nossas verdades.
Não vamos poder sonhar com um céu,
se acharmos que vivemos num inferno e nos acostumarmos com essa ideia.
No fundo, todos nós somos sonhadores e não somos os únicos.
Com certeza somos a maioria, a grande maioria.
Apenas nos esquecemos disso,
esquecemos dos nossos sonhos.
Sonhamos com a paz mundial e esquecemos da nossa paz de espírito.
Sonhamos com um mundo mais justo e esquecemos de sermos justos conosco mesmo.
Sonhamos com um mundo mais humano e fraterno e esquecemos de nos amar.
Esquecemos de olhar no olho do menininho na esquina da rua e lhe enviar um sorriso.
Esquecemos de nos sorrir,
Esquecemos de nos auto elogiar e nos auto afirmar com palavras de carinho e de
incentivo.
Meu maior sonho hoje é poder acordar e lembrar dos meus sonhos,
e um desses sonhos é que cada um que compartilha o meu dia-a-dia,
as pessoas próximas e que me são muito caras,
possam nunca mais esquecer de seus sonhos e acreditar que podemos fazê-lo realidade.
(Evaldo Mazer)

Um comentário:

Planejar e realizar

Olá pessoa linda! É muito comum termos ideias, sonhos e nos planejarmos para realizá-los,   e também é muito comum que tudo fique no plano d...